Garimpeiros e Agricultores Familiares buscam recuperação de áreas e ampliação da cobertura da vegetação nativa
O ano de 2024 começa com registros positivos de atendimentos a cooperados da Coogavepe, sitiantes e chacareiros do entorno da cidade e a comunidade Peixotense como um todo.
O Viveiro de Mudas da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto já está fazendo a distribuição de mudas de árvores nativas, frutíferas e até mesmo ornamentais.
A equipe ambiental promove a coleta de sementes, fazem o plantio, cultivam as mudas de diferentes espécies e prestam assistência técnica aos cooperados no cumprimento do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, bem como realiza campanhas e ações de educação ambiental nos garimpos, escolas públicas e privadas, associações de agricultores familiares, colônias de pescadores e outros, sempre que requisitada.
As mudas cultivadas no Centro Tecnológico de Mineração são utilizadas para reflorestamento de áreas já mineralizadas, fomentação da cadeia produtiva de fruticultura, arborização e paisagismo, recuperação e conservação de nascentes e demais atividades que potencializem a cobertura da vegetação.
A Coogavepe dispõe de um quadro de profissionais como engenheiros florestais e ambientais, biólogos, técnicos ambientais e outros colaboradores que efetivamente auxiliam os cooperados no planejamento das ações necessárias visando à recuperação da vegetação nativa através do diagnóstico ambiental, desenvolvimento de metodologias adequadas para o cumprimento do cronograma e monitoramento do PRAD.
A Cooperativa de Garimpeiros tem participação constante em projetos públicos de arborização, coleta seletiva de lixo, preservação de nascentes e bacias hidrográficas, recuperação de áreas degradadas, fomentação de cadeias produtivas da agricultura familiar e atividades preventivas relacionadas a proteção da biodiversidade.
Por que plantar árvores?
As árvores produzem uma infinidade de substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos, além de servirem como fontes de alimento e habitat natural de diversas espécies de animais, seja em parques urbanos, ou nas florestas e matas.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.