Operação cumpre 9 mandados de prisão na Terra IndÃgena Nambikwara e em Comodoro. Organização extraÃa e vendia madeira retirada de terra indÃgena, diz PolÃcia Federal.
A Polícia Federal deflagrou uma operação, nesta terça-feira (16), para desarticular uma organização criminosa envolvida com desmatamento e comércio ilegal de madeira extraída do interior de terras indígenas em Mato Grosso. Denominada "Operação Nambikwara", a ação da PF acontece na região de Comodoro, a 677 km de Cuiabá, e em aldeias da Terra Indígena Nambikwara.
Segundo a PF, cerca de 80 policiais estão na região para cumprir oito mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Cáceres, a 220 km da capital. A Fundação Nacional do Índio acompanha a operação.
De acordo com as investigações, entre os suspeitos de integrarem a organização criminosa estão índios e líderes de aldeias da região. Conforme a polícia, os comerciantes madeireiros adquiriam o produto extraído ilegalmente da terra indígena.
Os presos deverão ser indiciados pelos crimes de receptação, associação criminosa e por desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente, segundo a PF.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.