Janaina chama projeto de Leitão de retrocesso e o compara à escravidão

Daqui a pouco pedem a extinção da Lei Áurea, postou a deputada
Janaina chama projeto de Leitão de retrocesso e o compara à escravidão

A deputada Janaina Riva (PMDB) considera um retrocesso o projeto do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária,  Nilson Leitão (PSDB), que propõe que trabalhadores rurais sejam pagos com comida e moradia e cita escravidão.

Curisiomente,  em 2012, a ex-secretaria de Estado de Cultura do governo Silval Barbosa (PMDB), Janete Riva, mãe de Janaina, apareceu na lista suja do trabalho escravo.

Em 2013, o Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso pediu a Silval, então governador, a exoneração de Janete porque  em 2010 sete pessoas foram libertadas na fazenda Paineiras, que pertence a Janete. À época, Janete chegou a dizer que jamais desrespeitou leis trabalhistas. 

 “Considero um imenso retrocesso. Daqui a pouco pedem a extinção da Lei Áurea e volta a escravatura no Brasil. Os trabalhadores precisam estar atentos sobre os efeitos não só dessa lei, mas sobre a dimensão dos efeitos dessa reforma trabalhista como um todo e o que ela vai causar aos direitos de todos”, escreveu a deputada no Facebook. 

O PL 6442/2016, de autoria de Leitão, deve começar a ser debatido em  comissão especial na Câmara Federal nas próximas semanas. O texto, considerado como filhote da reforma trabalhista, já aprovada pelos parlamentares federais, trata especificamente dos direitos dos trabalhadores rurais e anula pontos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Esse projeto acaba, cessa com os direitos dos trabalhadores rurais. É de fato assustador – todos os avanços que eles tiveram até hoje estão retrocedendo. Parecendo com a escravatura”, disse a peemedebista na tribuna. 

Fonte Por: Alexandra Lopes

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.