Deputado Diego Guimarães apoiará iniciativas de fomentação da mineração

COOGAVEPE apresenta demandas ao parlamentar para fortalecer a cadeia produtiva mineração com responsabilidade ambiental no Vale do Peixoto
Deputado Diego Guimarães apoiará iniciativas de fomentação da mineração

Na manhã desta terça-feira (18) esteve fazendo visita as dependências da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, o Deputado Estadual Diego Guimarães.
 
Ele foi recebido pelo Presidente, Gilson Camboim, Conselheiro Flávio Gomes, Tesoureiro André Loesia e o Cooperado Fundador José Antônio da Silva Filho (Lhó).
 
Oportunamente a Diretoria da COOGAVEPE formalizou algumas demandas junto ao parlamentar Mato-grossense no que diz respeito ao aprimoramento das leis vigentes que regem o setor de mineração em Mato Grosso.
 
Outra solicitação está atrelada a melhor dinâmica e celeridade nos procedimentos de emissão de licenciamentos ambientais pela SEMA-MT para os empreendimentos de mineração que atendam efetivamente as portarias, regramentos, normativas e exigências da legislação, de forma a garantir a legalidade, o planejamento, organização e operacionalização dos garimpos que geram empregos, fortalece a economia regional, promove a recuperação ambiental, o desenvolvimento social das comunidades e são providenciais para arrecadação de tributos que retornam em serviços públicos aos cidadãos por meio das esferas de governo.
 
O Deputado Diego Guimarães é autor de projeto que propõe em lei impedir que maquinários apreendidos nas operações de fiscalização da SEMA-MT sejam queimados, colocando-os a disposição das prefeituras, associações, cooperativas e demais instituições que possam utiliza-los no fomento das cadeias produtivas, na recuperação de estradas, obras e projetos de interesse coletivo.
 
“Serei um defensor na Assembleia Legislativa da mineração com responsabilidade ambiental e social. Tenho acompanhado as ações transformadoras desenvolvidas nos mais de 10 municípios de abrangência da COOGAVEPE, quer seja no desenvolvimento formal e legal da atividade garimpeira, nas parcerias com os órgãos fiscalizadores, ambientais e de pesquisas geológicas, na implementação de tecnologia, capacitação profissional, segurança no trabalho, projetos sociais, na participação efetiva nas discussões das políticas públicas para o setor, mas principalmente no seu grande compromisso com a recuperação dos passivos advindos pós extração mineral, sendo uma referência nacional na criação de novas alternativas para as áreas já mineralizadas. Os mais de 7.000 cooperados terão no meu trabalho legislativo o respeito toda classe garimpeira”, disse o Deputado Diego Guimarães.
 
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto conta com o nobre parlamentar para prosseguir atuante na mineração sustentável com a premissa de aliar a produtividade, responsabilidade e a consciência ambiental. Propondo no cooperativismo mineral o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e o comprometimento com o meio ambiente e com a qualidade de vida das comunidades.

Fonte Olhar Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.