O exame para identificar a contaminação com o vírus HIV é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde.
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, divulgou dados sobre casos de HIV registrados em 2018 no município. O levantamento aponta que houve aumento de mais de 23% no casos de HIV no último ano.
De acordo com dados do SAE, em 2018, foram 48 novos diagnósticos de infecção pelo vírus HIV, enquanto em 2017 foram 39.
A coordenadora do SAE de Sorriso, a psicóloga Danielly Oneda, afirmou que o aumento deve servir como alerta. "Foram 329 casos de HIV em Sorriso e, entre eles, são 126 casos de Aids, o que significa que os pacientes têm buscado o tratamento mais tarde", informou.
O exame para identificar a contaminação com o vírus HIV é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde.
Em 2017, Sorriso ficou entre os municípios com mais diagnósticos de HIV no estado, segundo dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Naquele ano, os municípios que mais registraram pacientes diagnosticados com o vírus foram: Cuiabá (265), Sinop (52), Tangará da Serra (35), Sorriso (30) e Primavera do Leste (21).
Há pouco mais de dois anos, o Ministério de Saúde mudou o termo Doença Sexualmente Transmissível (DST) para Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
O objetivo, segundo Danielly Ondena, é tentar fazer com que os pacientes iniciassem de imediato o tratamento.
Além de prestar assistência para o paciente soro positivo, o SAE de Sorriso também atende outras demandas.
O SAE de Sorriso fica na Avenida Porto Alegre, no Centro da cidade, ao lado da UPA, e funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7h as 11h e de 13h às 17h.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.