Dezenas de garimpeiros estão recebendo atendimentos preventivos de saúde
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, Escritório Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Matupá estão desenvolvendo o Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’.
Nesta quarta-feira (30) três frentes de lavra garimpeira localizadas na região da Gleba Liberdade nos distritos Matupaenses de Flor da Serra e Alto Alegre receberam a equipe multiprofissional do Centro de Imunização e da Vigilância Epidemiológica.
Dezenas de garimpeiros tiveram as Carteiras de Vacinação atualizadas, bem como foram feitos testes rápidos para o diagnóstico de diversas doenças, cadastro e emissão do Cartão SUS, prestadas orientações sobre saúde preventiva e adotadas estratégias itinerantes para a promoção de cuidados oportunos, resolutivos e de qualidade em áreas de garimpo do município de Matupá-MT.
Os recursos humanos especializados, materiais e insumos para os atendimentos de saúde e logística de transporte correram por conta da Prefeitura de Matupá com suporte de apoio do ERS de Peixoto de Azevedo e Coogavepe.
“Continuaremos indo ao encontro dos trabalhadores garimpeiros como forma de diminuir o tempo e a distância, assegurando o acesso ao conjunto de ações de saúde que visa a promoção, proteção, recuperação e reabilitação dessas pessoas para que elas efetivamente tenham qualidade de vida e bem estar”, disse a Enfermeira e Coordenadora do Centro de Imunização de Matupá, Lidiane Ludke.
A Secretaria Executiva, Técnico de Campo e Assessoria de Comunicação da cooperativa providenciaram o cadastramento e recadastramento dos garimpeiros, informaram as ações, serviços e benefícios ofertados aos cooperados, destacaram os compromissos e obrigações ambientais e a atuação da Coogavepe em projetos sociais nas comunidades de sua abrangência.
“A cooperativa agradece imensamente a parceria com as Secretarias Municipais, o Escritório Regional de Saúde e obviamente os Gestores destes Empreendimentos de Mineração. Nosso propósito está sendo alcançado, pois a recepção aos profissionais de saúde e técnicos da Coogavepe comprovam que o Projeto Saúde do Garimpeiro está contribuindo diretamente para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, mencionou a Secretária Executiva, Tatiane Silva.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.