28 municípios entre eles Terra Nova têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal

Municípios enfrentam problemas ocasionados pela chuvas intensas e inundações. Reconhecimento tem vigência de 180 dias, segundo o Ministério da Integração.
28 municípios entre eles Terra Nova têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal

Com prejuízos causados pelas chuvas, muitos municípios de Mato Grosso decretaram emergência. Até agora, 28 deles tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal. Com isso, os municípos devem receber recursos para se reerguer. Os dados são do Ministério da Integração Nacional. A medida, segundo o órgão, tem vigência de 180 dias.

Segundo o governo federal, o reconhecimento nacional da situação de emergência é realizado mediante o decreto oficial de calamidade pública do governo estadual. Depois disso, o requerimento é analisado pela Defesa Civil Nacional.

No estado, as chuvas causaram os maiores prejuízos aos municípios. As tempestades e chuvas intensas ocasionaram problemas em Aripuanã, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Confresa, Glória D’Oeste, Jauru, Juruena, Juína, Nova Monte Verde, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Rio Branco, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leverger, São José do Xingu, São José dos Quatro Marcos, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Vale de São Domingo e Vila Rica.

Após os estragos causados pela chuva, os produtores de alguns desses municípios enfrentaram dificuldade para transportar a soja produzida na região e conduzir os alunos da zona rural até a escola por causa dos atoleiros. Em algumas regiões, os moradores ficaram isolados. As chuvas levaram aterros e cabeceiras de pontes.

Outros municípios, como Campo Novo do Parecis, Canabrava do Norte, Canarana, Luciara, Novo Santo Antônio e Porto Alegre do Norte, tiveram prejuízos por causa das inundações.

Em Campo Novo do Parecis, cerca de 3 mil famílias ficaram desalojadas após os alagamentos. Também foram registrados prejuízos nas lavouras.

Já em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, exames laboratoriais apontaram que mais de mil residências estavam recebendo água contaminada com a bactéria intestinal Escherichia coli.

Com a situação de emergência reconhecida, cada município deve receber repasses da União para reparar os danos causados. O prazo para o envio, porém, não foi informado.

 

Fonte G1 MT

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.