Criada Comissão Comunitária Pró Emancipação do maior Projeto de Assentamento da América Latina em Peixoto de Azevedo.
Realizada neste domingo dia 24 de fevereiro na sede da UNINORTE, a reunião de trabalho com a participação de diversos representantes da sociedade organizada e da comunidade para tratar de assuntos inerentes a formação da Comissão Pro Emancipação do distrito União do Norte, localizada a 70 km da sede do município de Peixoto de Azevedo-MT.
Empresários, Agricultores, Profissionais Liberais, Servidores Públicos, Lideranças Indígenas, Garimpeiros, Representantes de Associações, Cooperativas, Igrejas, Imprensa, entre outros, estiveram presentes acompanhando os debates e dando sugestões, idéias e fazendo apontamentos proativos a retomada do sonho de 'Emancipação' de mais de 25 anos dos que residem neste distrito Peixotense que está estrategicamente localizado na MT-322, antiga BR-080, e que atualmente conta com mais de 12.000 habitantes.
Na oportunidade 15 pessoas se dispuseram voluntariamente e espontaneamente a integrar a referida comissão, que deverá se reunir para deliberar sobre a composição da Diretoria e de seus Conselhos, e posteriormente fazer o registro da instituição comunitária apartidária para representar de forma legal todos os cidadãos de União do Norte frente aos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Órgãos Governamentais e Não Governamentais.
O objetivo e foco é buscar amparo técnico, jurídico, político, administrativo, sócio-econômico, populacional, e demais situações exigidas e necessárias, que possam influenciar na realização de plebiscito e posteriormente na emancipação propriamente dita do distrito União do Norte.
A comunidade conta com agências bancárias, escolas, creches, postos de saúde, núcleo de polícia militar, posto dos correios, empresas, comércios, sistema de abastecimento de água, órgãos e repartições públicas, pontos turísticos, potencialidades no âmbito agropecuário e mineral, e outros artifícios e ferramentas que comprovam o seu desenvolvimento e progresso. São fatores que apontam que a emancipação político-administrativa é perfeitamente viável.
É importante lembrar que a matéria versando sobre este assunto já tramitou na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, porem não houve o respaldo na época da Presidência da República, daí os esforços pela sensibilização da Bancada Federal em Brasília (Deputados e Senadores), bem como do novo Presidente Jair Messias Bolsonaro.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Olhar Notícias, não reflete a opinião deste Portal.